Vídeo-aula 4: Saúde do professor

Apesar de triste, o cartum acima retrata uma realidade enfrentada por diversos professores que ao ter o desgaste físico e mental devido às pressões do cotidiano escolar, entram em licenças eternas ou são readaptados nas escolas devido ao medo de lecionar em um ambiente que deveria ser educativo, mas que nem sempre é, de maneira que muitos acabam recorrendo à exoneração
Na vídeo-aula 4, a professora Paula Fernandes fala sobre a saúde do professor,que sofre e acaba pegando longas licenças devido a fatores como indisciplina, salário baixo, pressão da direção, contanto diário da violência tanto física, quanto verbal do aluno, que ocasionam um bombardeio de informações e desmotivam o profissional, cuja carreira não é reconhecida como deveria, levando-o a enfrentar problemas como os relatados pela professora e que serão explicitados abaixo:
 SAÚDE VOCAL: Lúcia Mourão esclarece que o professor é um profissional com grande risco de alteração de voz, pois é seu principal instrumento de trabalho. Em várias escolas percebe-se  que os vários barulhos (internos e externos), faz com que o professor  aumente o tom de voz, forçando-o a falar mais e mais alto, prejudicando dia a dia a saúde de sua voz. Contanto, o professor não procura um atendimento especializado momentaneamente, mas sim quando o problemas na voz foi consolidado, resultando no afastamento de seu trabalho. Segundo Lúcia Mourão, o ideal é o professor adotar medidas  preventivas  como: tomar água constantemente para hidratar as cordas vocais, articular bem as palavras enquanto fala, falar sempre de frente para os alunos e equilibrar a respiração.
O vídeo abaixo,  fala sobre alguns cuidados que devemos ter com a voz:
POSTURA: Sobre a questão da postura, o professor Luiz Carlos  que posturas viciosas, sedentarismo, hérnias de discos, sobrepeso e LER (lesão por esforço repetitivo, hoje chamada de DORT – distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), pode leva o professor a ficar doente. Para que isso não aconteça, ele aponta a necessidade de alongar-se antes de entrar na sala e ao utilizar a lousa, escrever à altura de nossos olhos, por fim relaxar e  soltar os ombros.
ESTRESSE: A professora Paula define o stress como uma reação do organismo à diversos fatores estressores, em situações que causam medo, confusão ou até felicidade. Quando o professor chega na fase da exaustão  fica vulnerável a desenvolver outras doenças como a Síndrome de Burnout, definida por Herbert J. Freudenbergeo, pelo ápice do estresse, sendo ela o  distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, exaustão emocional, depressão, em que a pessoa não reage aos estímulos.Abaixo um vídeo sobre o assunto:

Mas o que fazer para evitar esses distúrbios? 
Algumas medidas podem ajudar a manter a saúde do professor, por exemplo:
  • conversar com a direção ou orientadores sobre os problemas cotidianos, sugerindo até projetos que possam resolver impasse que se encontra;
  • manter-se em constante formação;
  • organizar e dispor de horários e lazer;
  • saber gerir a sala de aula para evitar a indisciplina;

Deixe um comentário